De 23 de Fev a 28 de Fev Faltam -208 dias para o Carnaval

Carnavalis

Informação e diversão! Dicas sobre o carnaval de Salvador, festas, além de novidades sobre os artistas.

Araketu

Araketu

História

No dia 8 agosto de 1989, a Banda Ara Ketu começou o seu trabalho musical, sem deixar de lado a ênfase ligada à prática percussiva. A partir deste período começaram as viagens internacionais, levando para países da Europa, América Latina e Estados Unidos a música que se produzia na Bahia.

Em 1990 incorporou novos elementos à sua música, devido à participação da empresária da Banda Ara Ketu e diretora do Bloco Ara Ketu, na criação do memorial da Ilha de Goré Almadie, no Senegal. Lá ela conheceu de perto a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, percussiva, misturada a sintetizadores, samplers e instrumental eletrônico.

Este fato levou-a a implementar essa "nova" musicalidade na Banda Ara Ketu, fazendo as devidas adaptações musicais. Os músicos da banda então resolveram "importar" a idéia, readaptá-la à ritmia brasileira (nos sambas, músicas nordestinas e toques de candomblé) e realizaram a maior revolução experimentada pela música afro-baiana. Surge assim o estilo próprio do Ara ketu, que atrai pela força das canções, com letras que falam do povo e para o povo, com símbolos e códigos das etnias afros, sob a influência forte da música contemporânea.

Banda Araketu no Carnaval de Salvador 2015

O Bloco Ara Ketu vai desfilar, domingo e segunda, sob o comando de Tonho Matéria e Erico Bras, novos cantores da banda.