De 23 de Fev a 28 de Fev Faltam -208 dias para o Carnaval

Carnavalis

Informação e diversão! Dicas sobre o carnaval de Salvador, festas, além de novidades sobre os artistas.

O Carnaval > Lista de Blocos > Bloco Filhos de Gandhy

Bloco Filhos de Gandhy

Bloco Filhos de Gandhy no Carnaval de Salvador 2017

O Bloco Filhos de Gandhy é um dos mais tradicionais blocos de rua do Carnaval de Salvador 2017. Ele está programado para desfilar na segunda do circuito Barra Ondina. Aproveite para adquirir seus abadás 2017 com antecedência e garanta preços especiais.

Como começou

No dia 18 de fevereiro de 1949 os estivadores do porto de Salvador, estavam sentados ao pé de uma mangueira perto da sede da entidade (Sindicato dos Estivadores), preocupados com a falta de trabalho nos portos e a política de arrocho salarial, gerada pela crise do pós-guerra. Inconformados com a impossibilidade de o bloco carnavalesco “Comendo Coentro” desfilar, Durval Marques da Silva, conhecido como “Vavá Madeira”, sugeriu a idéia de colocar um bloco na rua.

A sugestão foi logo aceita entre os vários colegas da estiva como Hermes Agostinho dos Santos, o Soldado, Manoel José dos Santos, Guarda-Sol, Almir Passos Fialho, o Mica, e muitos outros que participaram da fundação do bloco Filhos de Gandhy. No primeiro dia, saíram apenas 36 participantes apesar de ter mais de 100 inscritos. Ninguém podia imaginar o que a polícia iria fazer, pois o sindicato estava sob intervenção governamental. Para evitar represálias, o fundador Almir Fia lho deu a idéia para mudar a grafia do nome Gandi, inserindo as letras “dh” e trocou o “i” por “y”, ficando Gandhy.

A história é mais bem contada por aqueles que a viveram. A jornalista Carolina Campos, da Revista Exclusiva, afirma que o próprio Vavá Madeira, considerado o mais animado da turma, surgeriu o nome Filhos de Gandhy. Vavá explicou aos colegas a importância do líder hindu, Mahatma Gandhi, que havia sido assassinado em janeiro de 1948, um ano antes, com grande repercussão. Assim nascia o “Filhos de Gandhy” e em 1949 já desfilava pela primeira vez, como cordão. Desde a época de sua fundação até os dias atuais, o Afoxé, pioneiro da paz e com estilo próprio não parou de crescer. A idéia de expansão não agradou a todos porque apesar de ter sido fundado por estivadores, a partir de 1951, o bloco passou a admitir trabalhadores de outras classes. E, hoje, praticamente eles formam a minoria.

Mais sobre o Bloco Filhos de Gandhy

O Afoxé Filhos de Gandhy desenvolveu no carnaval de 1997 o tema “GANDHY NA EVOLUÇÂO DOS TEMPOS PELA PAZ”. Em consonância com o tema foi criado o CENTRO CULTURAL GANDHY MIRIM, em 14/07/1996, iniciando um projeto de percussão com crianças e adolescentes, que resultaria mais tarde, na formação da BANDA SHOW GANDHY, dentro da necessidade de se ter um grupo especial para apresentações locais e nacionais.

Horário de saída: Clique e consulte a programação

Atrações do Bloco Filhos de Gandhy 2017

Segunda Circuito Barra-Ondina: A definir

*A grade de atrações pode sofrer alterações futuras