De 23 de Fev a 28 de Fev Faltam -208 dias para o Carnaval

Carnavalis

Informação e diversão! Dicas sobre o carnaval de Salvador, festas, além de novidades sobre os artistas.

O Carnaval > Lista de Blocos > Bloco Ilê Aiyê

Bloco Ilê Aiyê

Bloco Ilê Aiyê no Carnaval de Salvador 2017

No Carnaval de Salvador 2017 o Bloco Ilê Aiyê vai apresentar a negra história de mais um país africano que, apesar de ser separado pelo oceano atlântico tem a força da influência negra incutida na literatura, na música, nas artes, na política e em toda a sua história. Desfilando no sábado, segunda e terça do circuito Campo Grande. Aproveite para adquirir seus abadás 2017 com antecedência e garanta preços especiais.

Como começou

No Carnaval, o Bloco Ilê Aiyê se volta para essa importante festa do calendário nacional. O movimento rítmico musical inventado na década de 70 pelo Ilê Aiyê foi responsável pela revolução do carnaval baiano.

A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganhou novos ritmos oriundos da tradição africana. Com mais de dois mil associados, o Ilê Aiyê hoje é patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia. O espetáculo rítmico-musical e plástico que o bloco mostra no Carnaval arranca aplausos da população.

O Ilê Aiyê é a referência e um dos principais vetores no resgate da autoestima e elevação da consciência crítica da população negra de Salvador. Organizou movimentos e orientou o Carnaval transformando-se num dos mais eficazes divulgadores da cultura afro-baiana. A batida do Ilê resgatou o elo que une a Bahia à África e despertou a Salvador Negra. Após o Ilê Aiyê, a música da Bahia assumiu de vez seus atabaques e tambores.

Mais sobre o Bloco Ilê Aiyê

Esse ano o Ilê vai contar e cantar as histórias de luta e resistência do povo equatoguineano, com o tema “Guiné Equatorial – da herança pré-colonial à geração atual”. Esse país teve fortes influências dos povos fang, ndowe, bubi, annobonés, bissio e belengue que legaram aos habitantes da Guiné Equatorial, a sua organização social, justiça, religião, metalurgia, medicina, literatura, ou seja, a sua cultura em geral.

Horário de saída: Clique e consulte a programação

Atrações do bloco Ilê Aiyê 2017

Sábado Circuito Campo Grande: A definir
Segunda Circuito Campo Grande: A definir
Terça Circuito Campo Grande: A definir